Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Curitiba: A Capital do Frio

Jardim Botânico

A Capital do estado do Paraná, Curitiba é uma das cidades mais deslumbrantes e organizadas da América latina. Bem urbanizada e com lindos pontos turísticos, esse lugar dá um exemplo de modelo a ser seguido. Como a maioria da população do sul do Brasil, Curitiba é habitada principalmente por brasileiros de ascendência europeia. Na formação histórica houve a chegada de imigrantes especialmente da Polônia, Ucrânia, Itália, Alemanha, Japão e Árabes. 
Essa mescla de culturas deu origem a valores e modo de vida singulares à população curitibana. 


Curitiba

A capital mais gelada do país, possui um clima mais ameno, podendo chegar a temperaturas abaixo de -2 graus em dias mais frios, dona de um dos invernos mais rigorosos, a cidade encanta os turistas por ser um local onde cultura e beleza se encontram, dando a ela um charme muito peculiar. E tem uma vegetação característica que é bem notável ao se conhecer a cidade, a araucária, que está presente nos bosques dispostos por toda a cidade. Pelo centro da cidade existe muitas praças e cada uma com um toque especial. Uma das mais impressionantes é a Praça do Japão, como homenagem aos filhos do sol poente que ajudaram a fundar a cidade. Existem espalhadas pela praça muitas cerejeiras enviadas do Japão pelo império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. 


Praça do Japão, a praça é uma homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram a Curitiba em 1910. A capital paranaense possui a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, atrás somente de São Paulo, e hoje abriga mais de 32 mil descendentes de japoneses.
A qualidade de vida oferecida pela capital paranaense faz de Curitiba um destino repleto de facilidades e atrações para os turistas. O bem-estar dos moradores é convertido em excelentes serviços para os visitantes, que encontram hotéis confortáveis, bons restaurantes, intensa agenda cultural e mobilidade de sobra para conhecer os cartões-postais, sempre emoldurados por bosques e praças. A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belas e inusitadas construções, como o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, além dos parques, como o Barigui, ponto de encontro de famílias e atletas nos finais de semana.  


Rua das Flores é um charmoso espaço para pedestres no Centro de Curitiba, foi a primeira avenida do Brasil fechada ao trânsito de veículos (em 1971), buscando a circulação livre para os pedestres. assim, surgiu o calçadão.

Apesar dos aspectos futuristas que envolvem a capital paranaense, Curitiba guarda muitas características de cidades do interior - influência das imigrantes europeus, que ainda hoje mantém suas raízes.

Dos italianos foram herdadas as animadas cantinas do bairro de Santa Felicidade que capricham nos rodízios repletos de massa, frango e polenta frita. Já os poloneses marcam presença com as pequenas docerias; enquanto os ucranianos enchem de charme a feirinha de artesanato com seus ovos pintados à mão. Uma circulada pelo calçadão da rua XV de Novembro - ou Rua das Flores - permite ver de perto o mix de culturas. Por lá estão o comércio, os artistas de rua, os cinemas e os teatros, além das cafeterias com mesas ar livre onde todos os sotaques se encontram.

Chuva e baixas temperaturas fazem parte da paisagem curitibana em qualquer época do ano. Entretanto, vale a pena deixar os detalhes climáticos de lado, em especial nos meses de março e dezembro. 

Um dos cartões postais mais famosos do Brasil, o Jardim Botânico funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná
Jardim Botânico de Curitiba, foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi. 
No primeiro semestre, o destaque do calendário é o Festival de Teatro, o maior festival da América Latina, que atrai diretores e atores conceituados do Brasil e do Exterior, além de exibir peças em diversos pontos da cidade. Já no final do ano, o Natal Encantado oferece um emocionante espetáculo na iluminada fachada do Palácio Avenida - um programão para crianças e adultos.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a primeira universidade e a mais antiga do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912, inicialmente com o nome de Universidade do Paraná.
Universidade Federal do Paraná (UFPR)






Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição da América-Latina, o maior e mais moderno museu do Brasil.
 Quem chega aqui logo quer conhecer os pontos turísticos, afinal, alguns dele são verdadeiros espetáculos arquitetônicos. Um exemplo disso é o famoso Museu Oscar Niemeyer, destino certo para as principais exposições de artes visuais que chegam à cidade, e ponto de encontro de centenas de pessoas todos os fins de semana.
Ópera de Arame
Ópera de Arame, é um dos principais cartões postais de Curitiba. Fica no Parque das Pedreiras (Pedreira Paulo Leminski), é um espaço mágico que se integra à natureza do local. 
Parque Tanguá é um dos principais parquesCuritiba é considerada a capital dos parques. No total são 33! Já faz parte do cotidiano da população visita-los aos fins de semana, com a família ou com os amigos, para curtir e estar perto da natureza.
 Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias.
 Além de tantos atrativos, a cidade de Curitiba ainda atrai turistas pelo clima. Durante o inverno, os termômetros da capital mais fria do Brasil já atingiram os -5°C. O verão curitibano não é dos mais quentes, mas nos dias que a temperatura resolve subir, o calor pode girar em torno dos 25°C.



DESCOBRINDO CURITIBA


Curitiba, BRT, Paraná, Biarticulado, Walter Scheroki, @wscheroki
 O sistema BRT foi criado em 1974 pelo arquiteto e na ocasião prefeito da cidade, Jaime Lerner, em Curitiba, no Paraná. As mudanças transformaram a capital em uma cidade de sucesso urbano, renomada em todo mundo. Curitiba foi a pioneira na implantação dos sistemas BRT no início da década de 70. Desde então, a capital do Paraná se tornou pioneira e disseminadora desses serviços de ônibus rápido pelo mundo.
Junto ao BRT vieram projetos sociais inovadores, zonas de pedestres e espaços verdes, além disso, muitas outras cidades brasileiras seguiram o exemplo com sistemas básicos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília,  Porto Alegre e Belo Horizonte.



Curiosidades 




Para conhecer mais sobre a cidade acompanhe o Blog com dicas de eventos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário